sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Encontro nacional de Ilustração

Pois é, estamos no norte.


Decorre de ontem a amanhã aqui em S. João da Madeira o 3º encontro nacional de ilustração.
Reunidos cerca de 50 ilustradores, que enfrentaram chuvas e orçamentos para estarem presentes no que é o maior evento dedicado à ilustração nacional. S. João da Madeira é realmente a Capital Nacional da Ilustração.
A selecção de trabalhos exposta é verdadeiramente deslumbrante, com obras dos melhores artistas nacionais. O painel de participantes pode ser visto na página do encontro mas não se esgota por aí, uma vez que estão presentes ilustradores que, não participando no evento, não quiseram deixar de marcar presença.

Ontem houve uma visita à fábrica de lápis Viarco, seguida da cerimónia de abertura e jantar convívio entre os ilustradores.
Depois disso, nos Paços da Cultura, o primeiro painel com o tema "Palavra às editoras" contou com a presença da Planeta Tangerina, a galega OQO, a Trinta por uma linha e a Trampolim.

Hoje, durante o dia, os ilustradores estarão a dar workshops nas escolas, e vão haver visitas guiadas ao Museu de Chapelaría, Cartonagem Trindade e Fábrica de Calçado.

À tarde, nos paços da cultura, o segundo painel apresenta "o trabalho em parceria e a relação ilustrador/escritor", com Helena Veloso e João Pedro Méssender, Gabriela Sotto Mayor e Margarida Fonseca Santos, Pedro Pires e Álvaro Magalhães, Raquel Pinheiro e João Mascarenhas.
Segue-se o lançamento de algumas obras com sessão de autógrafos e um debate.

À noite, depois do jantar convívio, o terceiro painel apresenta "Variedade (quase) infinita na ilustração", com palestras de Joana Quental, César Figueiredo, Susana Lemos e Gastão Travado, seguido de debate.

Mais noticias amanhã, onde o Pedro Alves e o César Évora apresentam a Feco-Portugal aos ilustradores.

Partilhar

Um comentário:

Lucaimura disse...

Ora aí está uma óptima iniciativa!!

Postar um comentário